Sorry, not sorry.



Uma coisa que vamos falar bastante aqui é sobre a importância desnecessária que damos à opinião alheia invés de nos preocuparmos com o que nós achamos de nós mesmos.
Quando eu era mais nova, eu tinha uma insegurança do tamanho dum Brasil e eu passava meus dias, horas, infinitos minutos tentando agradar as pessoas. Eu acho muito importante a opinião das pessoas, de verdade. Hoje eu consigo ouvir, ponderar, reter o que é bom e definir/decidir por mim mesma o que é melhor. As vezes levando em conta o que a pessoa falou, as vezes não.
Pois bem, o fato é que, depois de muita terapia e um auto-incentivo de não me importar com as bestage que as pessoas pensam, falam, expressam, sem levar em conta o contexto que eu (não elas) estou inserida, ainda tem uma coisa que eu meio que não perdi: peço desculpas por coisas que eu nem fiz.

Oxe! Até quando vamos pedir desculpa ou sentir culpados por algo que não é nosso? Isso é muito comum em relacionamentos abusivos. Você sabe que não fez nada, tem a impressão que não precisa pedir desculpa, mas por algum motivo a culpa cai sobre você e o pedido de desculpa é espontâneo mesmo que quase sem sentido. 

Gente, não tô falando que não é pra pedir desculpa; aliás, saber que errou, reconhecer o erro e pedir desculpa é muito nobre e é de extrema importância você ter esse feeling ae. Mas pedir desculpa quando errou, ponto.

Ah uma outra situação, e esse texto foi pesando devido a ela: alguém fala algo, faz uma brinks meio ofensiva, qualquer coisa que você tenha que colocar a pessoa no lugar dela, mesmo sem ser grossa, mesmo que merecido, se você é igual a mim fica aquela sensação TENHO QUE ME RETRATAR PEDIR DESCULPA, EXPLICAR QUE FOI A SITUAÇÃO, blablabla. Há pouco tempo rolou isso na minha vida aqui, e um SÁBIO amigo me disse: não peça desculpa por isso; ele estava errado, sabia disso e (caps lock, negrito, italico, sublinhado) SE VOCÊ PEDIR DESCULPA, ESTARÁ DANDO RAZÃO PRA ELE. 

Note: mesmo ele NÃO tendo razão :O what?! 
Depois disso, parei pra pensar nas vezes que dei razão ao erro, gente, pensa! Sério isso. Eu converso muito com as pessoas próximas sobre. É importante a gente ter consciência de algumas coisas, e pedir desculpa é uma questão importante suficiente pra você parar, refletir e analisar qq c tá fazeno da sua vida, migue.

Fica aí a reflexão, vem Setembro. Bj! 

Comentários

Postagens mais visitadas