Só seus flashes disparam meu coração!



Hei neni :) quem AMA fotos levanta a mão \o/
Quem ama fotos mas tem um milhão de dúvidas de como tirar
uma foto que fique parecendo aquelas de fake, haha, levanta a mão
\o/ \o/
Pois então, vou vou acabar com esse seu problema.
Convidei a fofíssima Lisley Martins, uma fotógrafa mais que encantadora
pra tirar pelo menos algumas das suas dúvidas.
Junto com o esposo, ela trabalha com fotos.
O site deles é www.v2fotografia.com e se você entrar uma vez,
o resto do dia você fica dando F5 pra ver se já tem alguma atualização.
As fotos que eles fazem são simplesmente lindas, e mesmo meu cas
ório estando longe,
as fotos já estão fechadas! :)
Então vamos lá, ela deu super dicas pra quem entende pouco, mas ama uma foto bem tirada.
Núbia:Qual o principio básico pra tirar uma boa foto, mesmo usando uma máquina não profissional?
Lisley: O princípio básico para tirar uma boa foto podemos tirar do significado da própria palavra “fotografia” – escrever com luz. Nada é mais importante que a luz para uma boa fotografia.
N: O que é ISO? Qual é o jeito certo de usa-lo?
L: Para as máquinas digitais, o ISO refere-se à sensibilidade da câmera à luz. Para as máquinas de filmes, o ISO está relacionado com a sensibilidade do filme à luz. Lembram-se nas caixinhas dos filmes? Sempre vinha a indicação ASA 200... ASA 400... isso é o ISO.
O jeito certo de usá-lo depende do tipo de câmera que se tem. Hoje quase todas as câmeras digitais comuns tem um modo automático que regula o valor da ISO conforme a quantidade de luz da cena. Em ambientes bem iluminados, os valores da ISO devem ser os menores possíveis. Já ambientes mais escuros necessitam maior sensibilidade à luz, então usamos ISOs mais altos, evitando o flash. O problema da ISO é que à medidaque aumentamos seu valor para ganhar luz, aumentamos também a quantidade de ruído presente da fotografia. Quanto menor foi o sensor, mais ruidoso ele será em altos valores ISO. Para as câmeras digitais SLR que tem sensores maiores, é possível trabalhar com valores ISO mais elevados com pequena perda de qualidade.
Para as máquinas digitais de baixo custo, aconselhamos usar os menores valores ISO e usar flash para iluminar cenas mais escuras, pois seus sensores são pequenos. Agora, se você estiver em um ambiente mais iluminado vale à pena desligar o flash, aumentar o ISO e ver a diferença no resultado. Foto com flash deve ser sempre a última opção!

N: O flash só é usado quando há pouca luz?
L: Não. O flash também pode ser usado para preencher sombras. Por exemplo, quando fotografamos em horários críticos de luz, isso favorece o aparecimento de sombras indesejáveis. O flash ajuda a diminuir essas sombras. Além disso, usamos flash quando temos contrastes grandes de luz, por exemplo, o fundo da minha cena é muito claro e o primeiro plano fica escuro em relação ao fundo. Uso o flash para iluminar o primeiro plano e igualar a luz em toda a cena. Exemplo clássico dessa situação é fotografar gente com pôr-do-sol ao fundo. Se quero o pôr-do-sol bem lindo, meço a luz pelo fundo e ilumino a pessoa com flash. A outra opção seria fazer um contra-luz e deixar apenas a silhueta da pessoa, sem o uso de flash. Agora, fotografar pôr-do-sol com flash é o maior de todos os pecados! rsss
N: Qual a maneira certa de usar a função Macro?
L: Na realidade a função MACRO possibilita fazer um registro a uma distância bem próxima ao assunto fotografado, mantendo o foco perfeito. O quão próximo do assunto conseguirei fotografar, as especificações da câmera é que vão determinar. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objetos e são geralmente utilizadas para fotos de insetos, pequenas peças, flores e nosso caso, alianças....rsss
N: Em algumas fotos, vocês usam uma 'bandeja' redonda prata, qual sua finalidade?
L: Rsss, o rebatedor. O rebatedor tem a função de iluminar o assunto fotografado, rebatendo alguma luz, seja a luz do sol ou luz artificial – flash. Pode ser o rebatedor de bandeja rss, um isopor, uma sufite, papel alumínio, enfim... qualquer coisa que rebata luz. O ideal é fazer com que a luz que incide no rebatedor, seja direcionada de forma mais “quente” (dourado) ou “fria” (prata) para o assunto.
N: Falando sobre V2, de onde vocês tiram tanta criatividade quando vão fazer uma série de fotografias?
L: Criação é algo inato ao ser humano, não à todos... é verdade...rss. Por isso existem os médicos, os pedreiros, advogados e os profissionais que trabalham com criação: artistas plásticos, músicos, publicitários, atores, fotógrafos... enfim, pessoas que tem uma sensibilidade aguçada e se apropriam dessa sensibilidade para criar.
N: Como a V2 surgiu?
L: O André (meu marido), sempre teve contato com fotografia, não exatamente como fotógrafo, mas com criação em todas as suas vertentes. Trabalhou em várias agências e sempre esteve inserido neste contexto. Eu não. A única expressão de arte que me aproximava da criação era a Música. Mas durante os 12 anos que estudei música, mais os 7 em que sobrevivi dela, sem dúvida desenvolvi uma sensibilidade que hoje me ajuda a compor com a luz.
Quando nos casamos e viemos morar em Curitiba aconteceu uma coisa bem engraçada. Nosso carro ficou preso em uma enchente e nossa única câmera, simples, mas bacana, acabou estragando, pois estava no porta-malas. Foi aí que resolvemos investir numa câmera melhor, para nós mesmos. E a partir daí começaram a surgir algumas oportunidades para fotografar casamentos e formatura de amigos e assim por diante. Dessa foram começamos a tomar gosto pela fotografia de casamento e resolvemos juntos, viver de fotografia...rss... e amor, lógico. Assim surgiu a V2.
N: Qual a vantagem de ser fotógrafo?
L: A gente se diverte!
N: E a desvantagem?
L: Equipamento de fotógrafo é caro, muito caro. É caro investir e mantê-los em boas condições de uso. Por isso fotográfo profissional custa caro e hoje é quase artigo de luxo. Não vejo isso como uma desvantagem, apenas uma consideração a ser feita, afinal de contas, quando a gente ama o que faz, não existem desvantagens.
N: Deixa uma dica sobre foto e um recado pras leitoras do blog. :)
L: Falamos bastante de LUZ, que é o ponto principal mesmo. Mas não deixem de prestar atenção a outros detalhes, como os elementos que irão compor a cena, o enquadramento. Não basta apertar o botão e sair clicando desenfreadamente. Pare, observe, pense e aí sim, aperte o botão. Uma boa foto não se faz com o dedo, mas com o cérebro. Espero ter ajudado um pouquinho. Boas fotos pra vocês!! Beijos J
Lisley Martins
Mais uma vez obrigada Lisley!
Ela tá grávida (do Felipe) e entre fotos ainda achou um tempinho pra me responder.
E aqui uma foto da nossa fotógrafa com seu marido :)



Espero que tenha tirado alguma dúvida que você tinha sobre fotos. ;)

ps.: Siiim, a primeira foto é do casamento da Lilian, do blog Secrets of Beauty. Todas as fotos do casamento dela foram feitas coma V2 ;D
Exceto uma foto, todas as outras são de conhecidos meus que priorizaram o trabalho da V2 e não se arrependeram! ficaadicababy.

Comentários

  1. Núbia,

    Ficou muit0 boa esta entrevista com os fotógrafos André e Lisley Martins. Informações preciosas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amor, ficou show sua entrevista!!! E parabéns pela iniciativa Nubia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu devo ser a pessoa da foto desconhecida postada aí! HAHA Sou a menina da foto do pôr do sol e cheguei aqui através do tweet da Lisley. Assino embaixo sobre tudo o que vc disse sobre o V2. Vc não se arrependerá de ter os momentos mais importantes da sua vida registrados por esse casal sensacional! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ooi Francine! Todas as fotos são de pessoas q eu conheço. Mas quando ela falou sobre pôr-do-sol vi o seu ensaio e não resisti :x ficaram liindas as fotos. Realmente o trabalho deles é fantástico! Manda seu twitter pra mim ;D Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Nubiaa! :)

    Muito bom trabalho o do blog! :D

    Obrigada por ter deixado o comentário no meu, agradeço muito! beijinhos* :o)

    ResponderExcluir
  6. Equipamento fotográfico é caro mesmo! D:
    Mas adorei a entrevista, ainda mais eu que amo fotografar, ótima ideia, viu?
    E ontem mesmo eu conversei com uma amiga e ela disse que fotogravar era escrever com a luz, acredita? haha

    ResponderExcluir
  7. Adoro fotos de casamentos.. elas passam uma felicidade né?
    adorei ♥

    ResponderExcluir
  8. oiee
    que legal , adorei a entrevistas !!!!!
    adoreiiiiiii

    beijus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

conta pra tia qq achou do post <3

Postagens mais visitadas