Tipos de pele - Como cuidar

Quando vamos comprar alguns tipos de creme há opções pra vários tipos de pele.
Mas como saber qual pele é a sua e qual produto certo a comprar?
Vamos à algumas dicas sobre tipos de pele;

Identificando seu tipo de pele: ao acordar pela manhã, limpe o rosto com um lenço de papel seco e observe:

*Se o lenço não ficou oleoso e você sente a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica, sua pele é normal.

*Se o lenço ficou com manchas, você possui pele oleosa. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na região T: testa, nariz, abaixo dos olhos e meio do queixo.

*Caso verifique manchas oleosas apenas na região T e não nas bochechas, você tem pele mista.

*Se após limpar a pele não encontrar óleo no lenço e sentir sua pele esticada, com pouca elasticidade e áspera, você tem a pele seca.

*Pessoas com pele sensível (em geral seca) notarão que ficam com manchas facilmente e não reage bem a vários cosméticos, despertando inflamações e coceira.



#FICADICA

Pele normal: Use esfoliantes com moderação e evite exageros com sabonetes que ressecam a pele. E cuidado também com cosméticos e filtro solares muito oleosos  que eventualmente podem gerar acne. A limpeza deve ser feita com cosméticos adequados para esse tipo de pele.


Pele Seca: nesse tipo de pele as glândulas sebáceas tem um baixo nível de gordura e os poros são mais fechados. Opaca e áspera, ela é normalmente mais fina e sensível que os outros tipos de pele tornando-a mais suscetível a alergias e irritações. A pele seca precisa de menor quantidade de sabonete para sua higiene. Use cremes e óleos à base de substâncias como manteiga de karité, óleo de semente de uva e alantoína, que são indicados por hidratar e nutrir a pele seca. Evite também banhos muito quentes e demorados uso excessivo de adstringentes e sabonetes.


Pele Mista: é combinada por ser tanto seca quanto oleosa. Na região T (testa, nariz e queixo) a pele é oleosa devido a maior concentração de glândulas sebáceas nessa região. E na áreas das bochechas a pele é seca.
Por isso, procure cosméticos específicos que atuem para cada área. Caso contrário, as maçãs do rosto ficarão mais secas e a zona T mais oleosa ainda.


Pele Oleosa: Esse tipo de pele possui os poros mais aparentes, costumam ser mais brilhantes e menos propensa a alergias e irritações. O excesso de óleo retarda o aparecimento de linhas de expressão mas deixa a cútis mais vulnerável à acne e foliculite.  Descuidos com a higiene aumentam a proliferação de bactérias na pele gerando acne, foliculite, cisto e inflamação glandular. O consumo excessivo de farinha branca, açúcar e derivados do leite aumentam a produção de insulina que gera mais oleosidade.
Uma ótima dica é usar sabonetes e loções adstringentes que ajudem a controlar a produção de oleosidade e secar a acne, substâncias como ácido salicílico e enxofre. Cuide bastante da higiene e também com o protetor solar específicos para pele oleosa, que não obstruam os poros. E evite dormir de maquiagem para que isso também não ocorra.

E aí, já sabe qual é o tipo da sua pele? Espero que vocês tenham gostado das dicas ;) Ótimo final de semana ;*



Comentários

Postagens mais visitadas